Garoto de 11 anos usa tecnologia para superar obstáculos da deficiência auditiva em Ji-Paraná

A tecnologia vem ajudando Enzo Koji Yajima, de 11 anos, a superar os obstáculos da deficiência auditiva. O garoto de Ji-Paraná (RO), na Região Central, nasceu com cerca de 50% da audição e usa a internet, aliada a sessões semanais de fonoaudiologia, como modo de interação.

Enzo consegue melhorar a audição com o uso do aparelho amplificador auditivo, porém tem dificuldade em escutar sons específicos. Paulo Demétrius, pai do garoto, conta que a tecnologia vem ajudando no seu vocabulário.

“Alguns sons ele nunca vai ouvir, mas ele consegue falar, então ele precisa criar vocabulário para conseguir falar essas palavras, a leitura é um tratamento para ele e o corretor de texto do telefone ajuda muito para que ele possa formar um vocabulário mais completo”, conta Paulo.

Apesar da timidez, o garoto usou as redes sociais para desenvolver o convívio social e a interação. Há cerca de um mês, Enzo criou um canal no Youtube, onde consegue ficar mais desinibido e mostrar mais do seu cotidiano.

“Nós vídeos eu jogo, mostro um pouco dos meus brinquedos, desafio meus amigos e mostro um pouco da minha vida”, diz Enzo, que além de gravar faz toda parte de edição dos vídeos.

“Ele faz tudo no canal, faz a edição, linha de tempo. Plataformas multimídias ajudam muito o Enzo, quando ele grava ou quando usa fone de ouvido, que facilita muito a compreensão dele”, afirma o pai.

Dia Nacional do Surdo e do Deficiente Auditivo

Nesta terça-feira (26) é celebrado o “Dia Nacional do Surdo e do Deficiente Auditivo”, escolhido por ser a data de inauguração do Instituto Nacional de Educação de Surdo (Ines).

De acordo com o Censo 2010, realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em Rondônia, mais 13 mil pessoas são portadoras de alguma deficiência auditiva, sendo 1,7 mil pessoas surdas e 11,7 mil com dificuldade na audição.

Uma conferência foi realizada no auditório da Secretaria Municipal de Educação (Semed) nesta segunda-feira (25) em alusão à data comemorativa.

Fonte: G1