Ji-Paraná: Selecionados fazem curso de formação cultural

A Prefeitura de Ji-Paraná iniciou o primeiro curso gratuito de Técnico de Produção Cultural do Estado de Rondônia. De acordo com a presidente da Fundação Cultural, Keila Barbosa, mais de 100 inscrições foram registradas e 50 selecionadas para a aula inaugural.

O curso, aberto para as pessoas que atuam na área da cultura jiparanaense, foi ampliado atendendo fomentadores culturais de Cacoal, Ouro Preto e Porto Velho, além de Ji-Paraná. “Foi surpreendente a adesão de outras cidades, isso demonstra o interesse por projetos de alto nível”, disse Keila Barbosa, que coordena o curso.

A primeira aula foi ministrada por Fabiano Barros, ganhador de prêmios nacionais junto ao Ministério da Cultura, Gerente de Cultura do Estado, e atualmente com duas peças em cartaz no Rio de Janeiro. Sua trajetória de vida e suas experiências formaram o conteúdo riquíssimo do primeiro encontro que tratou sobre a elaboração de projetos.

Com seis meses de duração, o curso vai abordar desde projetos básicos, cronograma de prestação de contas, sonorização, iluminação até a execução, cumprindo todas as etapas. A segunda aula vai concluir a produção do projeto, e será ministrada por Keila Barbosa. No término do curso cada participante deve executar um projeto cultural.

AULAS MENSAIS

A maioria dos participantes do curso é de Ji-Paraná, e dentre os visitantes está o ex-guitarrista da Banda Versalles, Romulo. “As aulas acontecem uma vez por mês, sempre aos finais de semana no auditório da Biblioteca Municipal Dr Cyro Escobar”, finalizou Keila.

Fonte: Diário da Amazônia